Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Interseções entre resiliência e qualidade de vida em mulheres rurais: estudo de métodos mistos / Intersections between rural women's resilience and quality of life: a mixed-methods study / Intersecciones entre resiliencia y calidad de vida en mujeres rurales: estudio de métodos mixtos

Silva, Bruno Neves da; Santos, José Luís Guedes dos; Riquinho, Deise Lisboa; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; Souza, Nilba Lima de; Pinto, Erika Simone Galvão.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 30: e3559, 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1376968
Resumo Objetivo: analisar as interseções entre qualidade de vida e resiliência de mulheres rurais. Método: estudo de métodos mistos convergente, no qual foram triangulados um estudo quantitativo de corte transversal e um estudo qualitativo guiado pela da história oral de vida. Os dados foram concomitantemente coletados utilizando-se de um formulário sociodemográfico, da Escala de Resiliência, do Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey e mediante entrevistas abertas. A análise deu-se por estatística descritiva e inferencial e análise temática indutiva, com posterior integração. Resultados: constatou-se associação entre o domínio aspectos sociais de qualidade de vida e o grau moderado de resiliência, relacionado às características do cotidiano rural. A integração dos resultados possibilitou reconhecer que a interseção entre os dois construtos, que se influenciam mutuamente, ocorre pela mediação de fatores de proteção para resiliência elaborados pelas mulheres rurais, como a espiritualidade, a formação de redes de apoio social e os sentimentos de encantamento e pertencimento ao seu contexto. Conclusão: a partir da elaboração de fatores de proteção, as mulheres rurais desencadeiam atitudes resilientes que contribuem para sua qualidade de vida. A identificação desses fatores permite o desenvolvimento de intervenções psicossociais que podem contribuir para a promoção da saúde da mulher rural.
Biblioteca responsável: BR26.1