Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto da capacitação em primeiros socorros sobre o conhecimento de educadores e agentes escolares / Impact of training in first aid on the knowledge of educators and school agents / Impacto de la formación en primeros auxilios en el conocimiento de los educadores y agentes escolares

Oliveira, Willian Bil de; Gonçalves, Susane Helen Monteiro Satiro; Muller, Patrícia da Silva; Carmo, Hercules de Oliveira.
REVISA (Online) ; 11(2): 220-231, 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1379418

Objetivo:

avaliar o efeito da capacitação em primeiros socorros sobre o conhecimento dos professores e agentes de uma unidade escolar.

Método:

pesquisa quantitativa com delineamento quaseexperimental do tipo pré e pós-teste. A população foi constituída por professores e agentes escolares de uma instituição de ensino no interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi entre os meses de março e abril de 2022, aplicando-se dois instrumentos Caracterização sociodemográfica/laboral e questionário de avaliação do conhecimento sobre primeiros socorros. Para analisar os dados empregou-se estatística descritiva, teste de Shapiro Wilk e de Wilcoxon.

Resultados:

Predominou o gênero feminino (66,7%), média de idade de 43 anos e 66,7% eram casados. 88,9% não participaram de disciplinas em primeiros socorros na formação e 94,5% afirmaram ter presenciado situações acidentes na unidade escolar. Houve aumento no número de acertos das questões relativas a primeiros socorros e melhora em relação aos conceitos (excelente, bom, regular e ruim), com aumento na pontuação do pré-teste para o pós-teste em 3,51 pontos e com a comparação significativa (p<0,001).

Conclusão:

Os achados mostram que após a aplicação da capacitação em primeiros socorros com professores e os agentes escolares houve aumento de conhecimento, competências e habilidades para atuação na unidade escolar estudada
Biblioteca responsável: BR2040.1