Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise das boas práticas de atenção ao parto em maternidade pública de Roraima / Analysis of good practices for child care in Roraima public maternity

Nakata, Taise Namie; Colombiano, Isa Mafalda Costa; Rodrigues, Raíssa Maria Sampaio.
Femina ; 50(6): 360-366, 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1380718

Objetivo:

Analisar se boas práticas de atenção ao parto estão sendo executadas e quais necessitam ser aperfeiçoadas no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN), em Boa Vista-RR.

Métodos:

Foram registrados os partos normais de setembro de 2019 a março de 2020, pela equipe administrativa do hospital, na base de dados do Apice On. Nove recomendações de boas práticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) foram avaliadas e comparadas com outros serviços do País.

Resultados:

Observou-se que, em comparação com outros serviços do Brasil, entre as nove práticas analisadas, quatro apresentaram melhor resultado no HMINSN, com alta proporção de acompanhantes (90,1%), aplicação de ocitocina no terceiro período (98,7%), amamentação na primeira hora pós-parto (81,5%) e baixo número de episiotomia (8,8%). Além disso, atingiu metas do Apice On em quatro boas práticas, que são a presença de acompanhante (meta acima de 90%), a aplicação de ocitocina no terceiro período (meta acima de 90%), o clampeamento tardio do cordão umbilical (meta acima de 90%) e a episiotomia (meta abaixo de 10%).

Conclusão:

Este estudo identificou que é preciso melhorar as taxas de prescrição de dieta livre e o contato pele a pele na primeira hora pós-parto. De modo geral, o HMINSN tem apresentado bons indicadores em relação a outros serviços do País e vem buscando aprimorar a organização da equipe e do serviço para que todas as recomendações da OMS sejam efetivamente praticadas.(AU)
Biblioteca responsável: BR1365.1