Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adaptação cultural e validação da reason of using face masks cale para brasileiros / Adaptación cultural y validación de la reason of using face mask scale para brasileños / Cultural adaptation and validation of the reason of using face mask scale for brazilians

Pereira-Ávila, Fernanda Maria Vieira; Lam, Simon Ching; Sousa, Laelson Rochelle Milanês; Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Bazilio, Thamara Rodrigues; Poeys, Jessica Pontes Braz.
Ciênc. cuid. saúde ; 21: e58841, 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1384531
RESUMO

Objetivo:

realizar a tradução, adaptação cultural e validação da Reason of Using Face Mask Scale entre brasileiros.

Métodos:

estudo metodológico realizado entre abril e maio de 2020 mediante as seguintes etapas tradução; síntese das traduções; retrotradução; comitê de juízes; pré-teste e avaliação das propriedades psicométricas. A coleta dos dados foi online a partir de mensagens enviadas por meio de mídias sociais. O questionário foi disponibilizado a partir de um link e os dados armazenados no Google Forms. Utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória, testes de Kaiser-Meyer-Olkin e de Esfericidade de Bartlett para constatar se a amostra era adequada e passível de fatoração.

Resultados:

a escala foi traduzida para o português, avaliada por cinco especialistas, pré-testada com 20 adultos e aplicada em 500 pessoas da população brasileira. O índice de validade de conteúdo para a escala como um todo foi de 0,92. Os valores de Kaiser-Meyer-Olkin (0,639) e teste de esfericidade de Bartlett (p=0,000) indicaram que os itens eram fatoráveis. A variância explicada foi de 62,18%. Na validade de construto por grupos distintos, obteve-se resultado satisfatório (p<0,05).

Conclusão:

a Versão Brasileira da escalafoi adaptada para a cultura brasileira, sendo válida para avaliar os motivos para o uso de máscaras entre brasileiros.
Biblioteca responsável: BR513.1