Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prontuário eletrônico na gestão do cuidado em equipes de saúde da família / Electronic medical charts for care management in family health teams / Historia clínica electrónica para la gestión de la atención en equipos de salud de la familia

Ávila, Grazielly Soares; Cavalcante, Ricardo Bezerra; Gontijo, Tarcísio Laerte; Carbogim, Fábio da Costa; Brito, Maria José Menezes.
Cogit. Enferm. (Online) ; 27: e79641, Curitiba: UFPR, 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1384644
RESUMO

Objetivo:

compreender a utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão na Gestão do Cuidado em equipes de Saúde da Família.

Método:

estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando como referencial teórico as dimensões da Gestão do Cuidado. Realizado em dois municípios de Minas Gerais, Brasil, com 37 profissionais da Estratégia Saúde da Família, por meio de entrevistas e observação direta, de março a junho de 2019. A análise dos dados foi feita por meio da Análise de Conteúdo, modalidade Temático-Categorial e sistematizada por meio do programa MaxQDA.

Resultado:

os resultados apontaram que a utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão ocorre em três dimensões da Gestão do Cuidado profissional, organizacional e sistêmica.

Conclusão:

o estudo contribui para a reflexão sobre a importância de um olhar que permeie as várias dimensões da Gestão do Cuidado no cotidiano das equipes de Estratégia Saúde da Família, frente à introdução do Prontuário Eletrônico do Cidadão.
Biblioteca responsável: BR501.1