Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Immediate analgesic effect of 4khz amfs interferential current on chronic low back pain / Efecto analgésico inmediato de la corriente interferencial de 4 khz (amf) en el dolor crónico de la región lombar / Efeito analgésico imediato de corrente interferencial de 4 khz (amf) sobre a dor lombar crônica

Almeida, Nicole; Paladini, Luis Henrique; Dias, Lucas Vinicius; Sales, Ramon Schmidt de; Macedo, Ana Carolina Brandt de.
Coluna/Columna ; 21(2): e253908, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1384653
RESUMO: Objetivo: Analisar o efeito imediato das frequências de modulação de amplitude (AMF) da corrente interferencial (IFC) de 4 kHz sobre dor lombar crônica (DLC). Métodos: Este é um ensaio clínico controlado randomizado. Foram recrutados 63 participantes com DLC. Esses participantes foram randomizados em três grupos: grupo placebo (PG, n = 21) e dois grupos de intervenção (IG), IG4kHz/2 Hz (n = 21) e IG4kHz/100 Hz (n = 21). Todos os grupos foram submetidos a uma única sessão de 30 minutos. A dor foi avaliada por meio de uma escala numérica de classificação (NRS), o questionário de McGill (MPQ) e algometria de pressão. A flexibilidade foi avaliada pelo Teste de Schober Modificado (MST), Teste de sentar e alcançar (SRT), Teste do terceiro dedo ao solo (FTF) e Teste passivo de Elevação de Perna Reta (PSLR). Resultados: Comparando IG4kHz/100 Hz com PG, encontramos diferença significativa (p < 0,05) em NRS nas categorias total e MPQ, enquanto na comparação entre IG4kHz/2Hz e PG, encontramos uma diferença significativa apenas nas categorias sensoriais e de avaliação do MPQ. Com relação aos testes de flexibilidade, observamos diferença significativa tanto do IG4kHz/100 Hz quanto do IG4kHz/2 Hz em comparação com o PG em MST e PSLR, e do IG4kHz/2 Hz em comparação com o PG no SRT. A IFC de 4kHz foi eficaz na redução imediata da DLC e, consequentemente, no aumento da flexibilidade da coluna lombar e dos membros inferiores. Conclusões: Houve maior número de desfechos positivos significativos quando a AMF de 100 Hz foi adotada. Nível de Evidência I; Estudo clínico randomizado de alta qualidade com ou sem diferença estatisticamente significante, mas com intervalos de confiança estreitos.

Assuntos

Humanos Ortopedia
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3