Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Association between sleep disorders on children, sociodemographic factors and the sleep of caregivers / Asociación entre los trastornos del sueño de niños y niñas, los factores sociodemográficos y el sueño de sus cuidadores

Rabelo, Susy Maria Feitosa de Melo; Brandão, Maria Girlane Sousa Albuquerque; Araújo, Márcio Flávio Moura de; Freitas, Roberto Wagner Júnior Freire de; Vasconcelos, Hérica Cristina Alves de; Veras, Vivian Saraiva.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF, SaludCR | ID: biblio-1384840
RESUMO

Objetivo:

Analisar a associação entre distúrbios do sono infantil, fatores sociodemográficos e sono dos cuidadores.

Método:

Estudo epidemiológico, transversal, analítico, com abordagem quantitativa, desenvolvido em duas escolas públicas do Nordeste do Brasil. Os participantes foram 222 estudantes, com idades entre 6 e 11 anos, e 123 cuidadores. Foi utilizada a escala de distúrbios do sono em crianças. O sono dos cuidadores foi analisado por meio do índice de qualidade do sono de Pittsburgh e Escala de Sonolência de Epworth.

Resultados:

Na escala de distúrbios do sono em crianças,60,8% tinham boa qualidade do sono. A maioria das crianças com horas de sono adequadas estudavam no período vespertino, passavam menos de duas horas em frente das telas e não tinham relato de doença. Houve relação significante entre cuidadores sem vínculo empregatício extradomiciliar e horas adequadas de sono da criança. Crianças com má qualidade do sono apresentaram predomínio de enurese. Houve associação entre boa qualidade do sono e prática de atividade física em horário livre e aceitação da refeição escolar.Entre os cuidadores que não apresentaram sonolência diurna excessiva e relato de doença, predominou as crianças com boa qualidade do sono.

Conclusão:

Os dados encontrados sugerem a necessidade de conduzir novas estratégias que possam promover mais qualidade ao sono de crianças, junto dos cuidadores e da comunidade educativa pré-escolar.
Biblioteca responsável: CR1.1