Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos simbólicos da implantação da casa de saúde indígena: um estudo histórico / Symbolic effects of the implantation of the indigenous health home: a historical study

Amorim, Raphael Florindo; Silva, Paulo Sérgio da; Machado, Jacquelaine Alves; Zambonin, Fernanda; Brito, Amanda Ramos de; Bethonico, Maria Bárbara de Magalhães.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, SaludCR | ID: biblio-1384851
Resumo

Objetivo:

Descrever os efeitos simbólicos da implantação da Casa de Saúde Indígena no campo da saúde no período de 1973 a 1983 em Boa Vista, Roraima, Brasil.

Metodologia:

Trata-se de um estudo histórico com abordagem da micro história orientado por análises documentais e a teorização dos resultados balizada nos conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu.

Resultados:

Ao todo o corpus documental foi representado por quatro registros imagéticos. As imagens foram analisadas com o intuito de produção de reflexões que versam sobre os efeitos simbólicos de implantação da Casa de Saúde Indígena.

Conclusão:

A Casa de Saúde Indígena de Boa Vista-RR emerge como pano de fundo no cenário desenvolvimentista da época, como (e representou) moeda de troca simbólica entre os governantes e os indígenas que sofriam com a entrada de doenças em suas comunidades pela ação direta do processo migratório devido ao garimpo em suas terras.
Biblioteca responsável: CR1.1