Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influence of Islamic religion and spirituality on the well-being and quality of life of cancer patients: a meta-analysis and a hypothetical model of cerebral mechanisms / Influência da religião e da espiritualidade islâmica no bem-estar e na qualidade de vida de pacientes com câncer: uma metanálise e um modelo hipotético de mecanismos cerebrais

Rodrigues-Sobral, Monique Machado; Carneiro, Lara S. F; Pupe, Camila Castelo Branco; Nascimento, Osvaldo José Moreira do; Sampaio, Cristina Andrade; Monteiro Junior, Renato Sobral.
J. bras. psiquiatr ; 71(2): 141-148, abr.-jun. 2022. tab, graf, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1386077

OBJETIVO:

Analisar sistematicamente dados quantitativos sobre os efeitos da religião/espiritualidade e o bem-estar/qualidade de vida de pacientes com câncer. O segundo objetivo foi levantar a hipótese de um modelo neurofisiológico da associação entre religião/espiritualidade e o cérebro.

MÉTODOS:

Este estudo seguiu as recomendações do PRISMA e foi registrado no PROSPERO. Estudos randomizados e controlados investigando religião/espiritualidade e o bem-estar/qualidade de vida de pacientes com câncer foram incluídos. Com base em estudos de neuroimagem e neurofisiologia, um modelo neuroanatômico foi desenvolvido para hipotetizar relações entre neurociência e religião/espiritualidade.

RESULTADOS:

Um tamanho de efeito grande foi encontrado na melhoria do bem-estar/qualidade de vida (SMD = 3,90 [2,43-5,38], p < 0,01). A heterogeneidade foi alta entre os estudos (I2 = 98%, p < 0,01). Regiões específicas do cérebro, como lobos temporais, amídalas e hipocampo, regiões do sistema límbico, foram hipotetizadas como participantes dos fenômenos religião/espiritualidade e melhoria do bem-estar/qualidade de vida.

CONCLUSÃO:

A intervenção religiosa/espiritual, principalmente islâmica, promove melhora no bem-estar/qualidade de vida em pacientes com câncer.
Biblioteca responsável: BR14.1