Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tratamento endovascular na doença de Behçet: uma revisão integrativa / Endovascular treatment in Behçet's disease: an integrative review

Dumont, Lígia SantAna; Cunha, Renan Rodrigues de Oliveira; Cardoso, Thais Carolina Alves; Fleury, Lygia Gomes; Nunes, Augusto Wagner Santos; Oliveira, Pablo Ricardo França; Cardoso, Hígor Chagas.
J. vasc. bras ; 21: e20220013, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1386123
Resumo A doença de Behçet (DB) é caracterizada por ser uma doença rara, crônica, recidivante, inflamatória e multissistêmica. Quanto ao diagnóstico, não existe nenhum teste universalmente descrito; logo, ele é feito de maneira clínica, por meio da presença da sua tríade clássica de sinais úlceras orais, úlceras genitais e uveíte (inflamação do trato uveal do olho). O objetivo deste estudo foi avaliar a importância do tratamento endovascular na doença de Behçet, sendo que a revisão de literatura para obter essa resposta foi realizada a partir de 30 artigos publicados entre 2002 e 2021. A DB acomete tanto o sistema venoso quanto o arterial. A ruptura de aneurismas é a principal causa de morte e necessita de tratamento, podendo ser clínico, cirúrgico aberto ou por via endovascular. A cirurgia endovascular vem ganhando espaço no tratamento cirúrgico nos casos de aneurismas arteriais, inclusive nos relacionados com DB, apesar de a terapia de escolha ainda ser controversa.
Biblioteca responsável: BR1.1