Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Clinical experience regarding the diagnostic value of segment-by-segment coronary computed tomography angiography in comparison with that of invasive coronary angiography / Experiência clínica na avaliação segmento por segmento demonstrando o valor diagnóstico da angiotomografia das artérias coronárias em comparação com o cateterismo em uma análise de 844 segmentos

Souto, Rafael Mansur; Santos, Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos; Nacif, Marcelo Souto.
Radiol. bras ; 55(3): 156-160, May-june 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1387084
Resumo

Objetivo:

O objetivo do estudo é comparar os graus de estenose coronariana (≥ 50% de redução luminal) determinados pela tomografia computadorizada e pelo cateterismo, utilizando uma análise segmento a segmento.

Materiais e Métodos:

Estudo retrospectivo conduzido em pacientes que foram submetidos a tomografia computadorizada e a cateterismo, de janeiro de 2014 a junho de 2018, em um hospital geral. A análise da curva característica de operação do receptor foi utilizada para a análise da acurácia.

Resultados:

Na avaliação dos vasos, em um total de 844 segmentos, o desempenho da tomografia computadorizada foi bom, com sensibilidade de 82,3%, especificidade de 96,4% e valor preditivo negativo de 97,7% (IC 95% 96,5-98,5). Na análise segmento a segmento, o tronco da coronária esquerda, assim como outros segmentos, apresentaram excelente acurácia.

Conclusão:

A tomografia computadorizada mostrou bom desempenho diagnóstico quando comparada com o cateterismo na prática diária de um hospital geral.
Biblioteca responsável: BR1.1