Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing supervision: interfaces with power relations in family health / Supervisión ejercida por enfermeros: interfaces con relaciones de poder en salud de la familia / A supervisão exercida pelo enfermeiro: interfaces com as relações de poder na saúde da família

Silva, Iramildes Souza; Mininel, Vivian Aline; da Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20220034, 2022.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1387291
RESUMO

Objetivo:

Analisar a supervisão exercida pelo enfermeiro na perspectiva das relações de poder na saúde da família.

Método:

Pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com 37 trabalhadores de seis equipes de saúde de um município do interior paulista. Foram submetidos à análise de conteúdo temática, a partir referencial teórico do processo de trabalho em saúde e da categoria poder foucaltiana.

Resultados:

Foram construídas duas categorias temáticas A supervisão exercida pelo enfermeiro na perspectiva da vigilância e do controle nas relações do poder disciplinar na saúde da família; A dualidade da supervisão exercida pelo enfermeiro na saúde da família entre poder opressivo e poder positivo. Conclusão O poder presente na supervisão exercida pelo enfermeiro se expressa como controle e produtor de coisas, que não somente oprime, mas também possui efeitos positivos na construção de ambientes de trabalho saudáveis, com valorização das interações, estabelecimento de confiança, fortalecimento do trabalho em equipe e apoio aos trabalhadores, aspectos que resultam em promoção da segurança psicológica na saúde da família.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1