Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Advanced Practice Nursing in Brazil: how are we and what is missing? / Enfermería de Práctica Avanzada en Brasil: ¿cómo vamos y qué nos falta? / Práticas Avançadas em Enfermagem no Brasil: como estamos e o que falta?

Püschel, Vilanice Alves de Araújo; Paz, Elisabete Pimenta Araújo; Ribeiro, Rennan Martins; Alvarez, Angela Maria; Cunha, Carlos Leonardo Figueiredo.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56(spe): e20210455, 2022.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1387299
RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre o papel e as iniciativas da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no desenvolvimento, reconhecimento e regulamentação necessários à implantação da Enfermagem de Prática Avançada (EPA) no Brasil.

Método:

Ensaio teórico-reflexivo resultante da mesa-redonda intitulada "Regulamentação e reconhecimento das práticas avançadas em enfermagem no Brasil Como estamos e o que falta?", realizada em maio de 2021, no III Simpósio Internacional de Saúde do Adulto.

Resultados:

Fica evidenciado que a ABEn e o Cofen são parceiros estratégicos para definição das áreas de atuação desta especialização no país. As responsabilidades das organizações da Enfermagem consistem em definir o perfil profissional, o currículo, as condições para o exercício dos enfermeiros de prática avançada, adequação dos cursos de pós-graduação existentes, com vistas ao apoio técnico, liderança política, regulação, regulamentação e construção de bases para EPA no país.

Conclusão:

É preciso ampliar o debate sobre a EPA no Brasil, definir o modelo de formação e articular esforços com todos os parceiros estratégicos, no intuito de construir um arcabouço teórico, político e laboral para o pleno exercício profissional do enfermeiro de prática avançada.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1