Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Shift work schedule and damage to nursing workers' health at Brazilian public hospital / Turno de trabalho e danos à saúde dos trabalhadores de enfermagem em um hospital público brasileiro / Turnos de trabajo y daños a la salud de los trabajadores de enfermería en un hospital público brasileño

Silva, Rosângela Marion da; Tamiozzo, Juliana; Lauz, Eduardo Rodrigues; Lenz, Flávia Camef Dorneles; Pretto, Carolina Renz; Beck, Carmem Lúcia Colomé; Centenaro, Alexa Pupiara Flores Coelho; Santos, José Luís Guedes dos.
Rev. bras. enferm ; 75(6): e20210836, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1387777
RESUMO Objetivo: comparar os danos relacionados ao trabalho entre os turnos diurno e noturno de trabalhadores de enfermagem de um hospital público. Método: estudo transversal, correlacional, realizado com 308 trabalhadores de enfermagem de um hospital público brasileiro. A coleta de dados ocorreu de setembro de 2017 a abril de 2018. Utilizou-se questionários autoaplicáveis que investigaram variáveis sociolaborais e efeitos do trabalho (Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho). Análise foi descritiva e analítica, com nível de significância de 5%. Resultados: no turno diurno, as variáveis que mais influenciaram a saúde dos trabalhadores foram dores no corpo, cabeça, costas, pernas e alterações no sono. Ao comparar os turnos, identificou-se maior influência do diurno nas variáveis estudadas. O tempo de trabalho correlacionou-se com os danos psicológicos. Conclusão: os resultados mostraram maior influência do turno diurno na saúde dos trabalhadores de enfermagem de ambiente hospitalar. O tempo de trabalho influenciou os danos psicológicos.
Biblioteca responsável: BR21.1