Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Organização dos Serviços de Saúde para Assistência de Crianças, Adolescentes e Adultos Jovens com Câncer: Região Oeste de Santa Catarina / Organization of Healthcare Services for Children, Adolescents and Young Adults with Cancer: Santa Catarina West Region / Organización de Servicios de Salud para la Asistencia de Niños, Adolescentes y Adultos Jóvenes con Cáncer: Región Oeste de Santa Catarina

Friestino, Jane Kelly Oliveira; Rossetto, Maíra; Conceição, Vander Monteiro da; Rodrigues, Ana Paula Barasuol; Souza, Jeane Barros de; Francisco, Priscila Maria Stolses Bergamo.
Rev. Bras. Cancerol. (Online) ; 68(3)Jul-Set. 2022.
Artigo em Português | LILACS, Coleciona SUS | ID: biblio-1391602

Introdução:

A organização da rede de serviços de saúde é fundamental para realização de assistência de crianças, adolescentes e adultos jovens com câncer. As Regiões de Saúde precisam estar organizadas, contendo todos os serviços necessários para garantir adequado cuidado.

Objetivo:

Compreender a organização da rede de atenção à saúde da criança, adolescente e adulto jovem com câncer, na Região Oeste de Santa Catarina.

Método:

Pesquisa documental, exploratória, com análise de documentos e registros hospitalares de câncer, referente aos anos 2008, 2017 e 2018. Utilizaram-se estatísticas descritivas, identificação dos fluxos e distribuição espacial.

Resultados:

Chapecó foi indicado como referência da rede assistencial oncológica para a Macrorregião de saúde do Grande Oeste e Meio-Oeste. Os atendimentos foram intensificados no período, porém não foi identificada a existência de uma unidade de alta complexidade de oncologia pediátrica após a análise dos documentos.

Conclusão:

Não há evidência de que a rede assistencial esteja estruturada e organizada para a faixa etária com base nos documentos analisados. O município de Chapecó é referência para a Região Oeste, tendo sido observado aumento do acesso à assistência oncológica e interiorização da assistência
Biblioteca responsável: BR440.1