Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Humanización de los cuidados en salud, Maternidad Pública de Rocha, 2014-2016 / Humanization of health care, Rocha Public Maternity Hospital, 2014-2016 / Humanização dos cuidados de saúde, Hospital Público da Maternidade Rocha, 2014-2016

Castellano Bentancur, Graciela; Aleman Riganti, Alicia; Nion Celio, Soledad; Sosa, Sylvia; Verges, Miriam.
Rev. urug. enferm ; 17(2): 1-13, jul. 2022.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, BNUY | ID: biblio-1392873

Introdução:

A noção de humanização da assistência médica aparece como conseqüência do avanço das tecnologias médicas. Embora o parto institucional tenha levado a uma redução da mortalidade materna, isto ocorreu às custas de uma desumanização dos cuidados, liderada pelo parto desacompanhado. Objetivo geral implementar um modelo de atendimento humanizado em saúde perinatal, na maternidade pública do Departamento de Rocha, no Uruguai, entre 2014 e 2016. Objetivos específicos gerar oportunidades de treinamento para toda a equipe da Maternidade Hospitalar, conscientizar as mulheres grávidas e seus parceiros sobre os direitos reprodutivos, particularmente durante a gravidez, parto e pós-parto, avaliar os resultados da mudança nos cuidados através de uma abordagem antes e depois e um estudo qualitativo da percepção dos atores participantes.

Metodologia:

Foi desenvolvido um estudo quase experimental com medições antes e depois para avaliar os efeitos da implementação de um programa de humanização da assistência à saúde materna. Foi realizada uma pesquisa no puerpério para avaliar a conformidade com o protocolo de cuidados humanizados. As percepções das partes interessadas foram avaliadas através de entrevistas em profundidade e entrevistas em grupo.

Resultados:

Observamos uma tendência de queda na proporção de cesarianas, um aumento no acompanhamento durante o trabalho, um leve aumento no contato pele a pele em relação à linha de base e em posições não superpostas durante o trabalho, melhorias na gestão do períneo e um compromisso significativo com a proposta por parte dos usuários e suas famílias.
Biblioteca responsável: UY7.1