Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do medo e estresse pelo idoso na pandemia do novo coronavírus: um estudo transversal / Assessment of fear and stress by the elderly in the new coronavirus pandemic: a cross-sectional study / Evaluación del miedo y del estrés de las personas ancianas ante la nueva pandemia de coronavirus: un estudio transversal

Pereira, Joyce Regina; Fernandes, Daiane de Souza; Aguiar, Viviane Ferraz Ferreira de; Sousa, Fabianne de Jesus Dias de.
Cogit. Enferm. (Online) ; 27: e83400, Curitiba: UFPR, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1394311
RESUMO Objetivo: identificar os principais medos e o nível de estresse em relação à pandemia do Novo coronavírus em idosos. Método: estudo transversal, analítico e com base numa amostra não probabilista por conveniência composta de 25 idosos usuários de uma praça pública no município de Belém, Pará, Brasil, realizado de janeiro a junho de 2021. Aplicaram-se o questionário sociodemográfico, escala de medo do Novo coronavírus e escala de estresse percebido. Utilizou-se o teste paramétrico Teste t (p<0,05). Resultados: a média de idade foi de 67,6 anos predominando o sexo feminino (72%). Evidenciou-se que os idosos apresentaram nível de medo moderado (p<0,001) relacionado ao medo da COVID-19 (t=0,26). Prevaleceu o nível de estresse percebido moderado (p<0,001) relacionado à irritabilidade causada pela situação fora de controle (t=0,00). Conclusão: perceber o medo e estresse em idosos contribui para o desenvolvimento de ações pelos profissionais com vistas à promoção da saúde mental em tempos de pandemia.
Biblioteca responsável: BR501.1