Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Distribuição espacial da qualidade da atenção básica / Spatial distribution of the quality of primary care / Distribución espacial de la calidad de la atención primaria

Souza, Katyucia Oliveira Crispim de; Santos, José Yuri Silva; Silva, Glebson Moura; Peixoto, Marcus Valerius da Silva; Fracolli, Lislaine Aparecida; Santos, Allan Dantas dos.
Enferm. foco (Brasília) ; 13: 1-7, 2022. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1395274
Objetivo: Analisar a distribuição espacial da qualidade da atenção básica por meio das certificações obtidas no terceiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica no município de Aracaju. Métodos: Estudo transversal com técnicas de análise espacial e uso de dados secundários provenientes do terceiro ciclo do programa no município de Aracaju, Sergipe, Brasil. Resultados: A distribuição da qualidade da atenção básica no município mostrou-se heterogênea, com maior concentração de equipes com desempenho regular e ruim em bairros localizados na zona norte. Além disso, há uma maior concentração de equipes em áreas de alta vulnerabilidade e densidade populacional. Conclusão: Os critérios de implantação da Estratégia de Saúde da Família não podem ser unicamente geográficos, mas também deve levar em conta as diferenças sociopolítica e econômica das regiões, levando-se em conta fatores como densidade populacional e os determinantes sociais, além da equidade e acessibilidade aos serviços. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2