Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Programa de aquecimento e desaquecimento vocal para profissionais da voz / Vocal warm-up and cool-down sequences with voice professionals / Programa de calentamiento y enfriamiento vocal para profesionales de la voz

Sousa, Ana Caroline Ribeiro; Mendes, Hudson Douglas Teixeira; Fernandes, Ana Carolina Nascimento; Silva, Eduardo Magalhães da.
Distúrb. comun ; 32(3): 470-480, set. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1397839
Introdução: Na promoção de saúde vocal, a abordagem direta utiliza sequências de aquecimento e desaquecimento vocal, que embora conhecidas, são pouco ou inadequadamente executadas. Objetivo: Verificar o impacto de um programa de aquecimento e desaquecimento vocal em profissionais da voz. Métodos: Antes e após a realização do estudo 26 participantes responderam questionário online sobre hábitos vocais e protocolos de autoavaliação da voz Índice de Desvantagem Vocal-10 (IDV-10), Escala de Sintomas Vocais (ESV) e Questionário de Performance Vocal (QPV) e tiveram suas vozes registradas para avaliação perceptivoauditiva (APA) e análise acústica. Todos receberam orientação para uso das sequências de aquecimento e desaquecimento por oito semanas consecutivas. Resultados: Houve diferenças na relação s/z e soprosidade no grupo, observando-se maior diferença no grupo feminino. Após a intervenção, houve redução nos escores dos protocolos de autoavaliação da voz. Na APA os valores para o parâmetro soprosidade (grupo: p = 0,01; sexo feminino p = 0,02) foram diferentes e o parâmetro grau geral (G) aumentou entre os homens. A média da relação s/z apresentou diferença (p = 0,04), com redução de 10%. Enquanto as médias de tempo máximo fonatório, frequência fundamental e proporção harmônico-ruído aumentaram e as de jitter e shimmer diminuíram. Conclusão: Um programa básico de aquecimento e desaquecimento é efetivo, pois sua utilização influencia beneficamente na percepção da qualidade vocal e da qualidade de vida relacionada à voz dos profissionais que as utilizam e preparam suas vozes para demandas mais elevadas de uso.
Biblioteca responsável: BR195.3