Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da participação popular e das variáveis que interferem na mesma com relação ao SUS: uma revisão / Analysis of popular participation and the variables that interfere with it in relation to SUS: a review / Análisis de la participación popular y de las variables que interfieren en ella en relación con SUS: una revisión

Tominc, Getulio Capello; Oliveira, Priscila Cogo de; Ferreira, Larissa Rafaela de Paula; Canoff, Jessica Renata de Almeida; Azevedo, Suellen Regina Geraldo; Matiussi, José Ricardo; Vieira, Marcelo Coelho Esperança; Boleta-Ceranto, Daniela de Cassia Faglioni.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 26(3): 580-586, set-dez. 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1399256
Para que haja um sistema de saúde eficiente, a participação da comunidade se faz essencial nesse processo, pois é direito da mesma expor suas necessidades para que novas ações relativas à saúde sejam tomadas. Nesse sentido, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem em sua construção espaços que são destinados a esta prática, como os Conselhos e Conferências de Saúde. Todavia ainda é notório que os cidadãos brasileiros não ocupam estes espaços de maneira efetiva. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica com o intuito de compreender os motivos que corroboram com a falta de participação da comunidade. As principais problemáticas levantadas após a pesquisa nas bases de dados foram a escassa compreensão da legislação vigente, sensação de obrigatoriedade (trabalho) e certa pressão do próprio sistema contra o cidadão. Todavia, nota-se que apesar das dificuldades, há formas de contornar essas barreiras, através da implementação de tecnologias de comunicação que facilitem o diálogo da população para com o Estado. Portanto, ainda que haja muitas dificuldades impostas no cotidiano dos cidadãos, existem formas do exercício da cidadania - participando da construção do SUS - que podem ser implementadas com o auxílio da tecnologia.
Biblioteca responsável: BR513.1