Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Poluição do Ar: uma revisão de escopo para recomendações clínicas para a medicina de família e comunidade / Air pollution: a scoping review of clinical recommendations for family and community medicine / Contaminación del Aire: una revisión de objetivo para recomendaciones clínicas para la medicina familiar y comunitaria

Floss, Mayara; Zandavalli, Rafaela Brugalli; Leão, Jéssica Rodrigues Borges; Lima, Camila Vescovi; Vianna, Nelzair; Barros, Enrique Falceto; Saldiva, Paulo Hilario Nascimento.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 17(44): 3038, 20220304. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, Coleciona SUS | ID: biblio-1400275

Introdução:

As mortes atribuíveis à poluição do ar em longo prazo chegam a 9 milhões ao ano, concentrando-se principalmente em países de baixa e média renda como o Brasil. Classifica-se a poluição do ar em domiciliar (indoor) ou ambiente (outdoor). A inalação de poluentes está relacionada com o aumento da incidência e desenvolvimento de condições clínicas, como doenças cardiovasculares, respiratórias e outras, que fazem parte da prática da medicina de família e comunidade.

Objetivo:

Verificar as evidências clínicas para a abordagem da poluição do ar relacionada à saúde humana no contexto da prática na Atenção Primária à Saúde.

Métodos:

Revisão de escopo do papel clínico da medicina de família e comunidade em relação à poluição do ar e saúde, voltada para questões clínicas associadas com a poluição do ar. Incluíram-se 35 artigos nesta revisão. Recomendações clínicas Em nível individual, destacam-se a redução do uso de fogões a lenha, o uso de estratégias de proteção de fontes poluidoras (como queimadas, vias de trânsito e indústria), a filtragem do ar, o estímulo ao transporte ativo, a cessação do tabagismo. Essas recomendações devem ser complementares às políticas governamentais relacionadas à poluição do ar. Propõem-se perguntas para a entrevista clínica. Exploram-se recomendações específicas sobre uso de máscaras, atividade física e COVID-19. Sugerem-se temas de pesquisa que podem ser realizadas na Atenção Primária à Saúde e o papel da medicina de família e comunidade nesse contexto. Considerações A inclusão na classificação internacional de atenção primária e no Código internacional de Doenças poderia melhorar a notificação e os estudos epidemiológicos sobre o assunto.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1