Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cultura organizacional e características do planejamento em centros de saúde / Organizational culture and planning characteristics in health centers / Cultura organizacional y características de la planificación en los centros de salud

Schlickmann, Monique Haenscke Senna; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Erdmann, Alacoque Lorenzini.
Rev. enferm. UFPE on line ; 16(1): [1-13], jan. 2022.
Artigo em Inglês, Português | BDENF | ID: biblio-1400672

Objetivo:

caracterizar a influência da cultura organizacional no planejamento dos Centros de Saúde e resultados contrastantes, segundo os indicadores de saúde.

Método:

estudo de casos múltiplos, composto por quatro casos com resultados contrastantes. Realizaram-se observação não participante e entrevista semiestruturada com 25 profissionais de saúde, entre eles, coordenadores dos Centros de Saúde, profissionais de nível superior das equipes, apoiadores do Distrito Sanitário e um profissional da Secretaria Municipal de Saúde. Como técnica analítica, utilizou-se da síntese cruzada dos dados.

Resultados:

o trabalho coletivo foi uma das características dos Centros de Saúde com resultados expressivos, sendo o perfil do coordenador fator positivo para a equipe. Os casos com resultados inexpressivos são marcados pela carência de profissionais e problemas interpessoais.

Conclusão:

a cultura organizacional e o perfil do coordenador influenciam diretamente os resultados alcançados. A alta demanda de atendimentos é um problema comum às equipes.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1