Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A presença paterna no momento do parto / Pregnancy: implications for the pregnant woman's life / Embarazo: implicaciones para la vida de la embarazada

Souza, Claudia Rocha de; Lorena, Valéria Fernandes Pimentel; Lima, Liara Caetano de; Ribeiro, Leila Batista; Silva, Danilo César; Ferreira, Marcus Vinícius Ribeiro; Lopes, Alberto César da Silva; Silva, Claudiana Soares da.
REVISA (Online) ; 11(3): 435-450, 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1400816

Objetivo:

analisar a relevância da presença paterna no momento do parto.

Método:

estudo de abordagem qualitativa e método descritivo. A coleta dos dados se deu por meio de entrevista com 12 (doze) puérperas, com idade entre 18 e 41 anos, em uma maternidade da rede pública do Distrito Federal.

Resultados:

todas as entrevistadas compareceram às consultas de atendimento pré-natal, 92% delas tinham conhecimento prévio da lei do acompanhante, 58% receberam alguma orientação relativa ao seu próprio direito e de seu acompanhante, e todas foram acompanhadas pelo pai no momento do parto. A discussão das perguntas abertas gerou duas categorias, a saber a participação do pai no momento do parto, e a vivência da parturiente durante o parto.

Conclusão:

a presença do companheiro é positiva e tranquilizadora no momento do parto e sugere-se a continuidade da formação dos profissionais de enfermagem neste tema, com o intuito de uma constante melhora no atendimento às mulheres no momento do parto, respeitando a lei e principalmente as escolhas da mãe, proporcionando um parto humanizado e seguro, minimizando traumas e medos
Biblioteca responsável: BR2040.1