Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Biological therapy in psoriatic arthritis patients with and without previous biologic experience / Terapia biológica em pacientes com artrite psoriásica com e sem experiência prévia no uso de medicamentos biológicos

Silva, Michael Ruberson Ribeiro da; Santos, Jéssica Barreto Ribeiro dos; Kakehasi, Adriana Maria; Almeida, Alessandra Maciel; Teodoro, Juliana Alvares; Acurcio, Francisco de Assis.
Medicina (Ribeirao Preto, Online) ; 55(2)abr. 2022. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1402303
Objetivo: avaliar os efeitos da terapia biológica sobre a atividade da doença, funcionalidade, qualidade de vida, per-sistência no tratamento e segurança em pacientes com artrite psoriásica sem experiência e com experiência prévia em terapia biológica. Métodos: um estudo observacional prospectivo de um ano foi realizado. Os desfechos avaliados foram a persistência no tratamento, atividade da doença, funcionalidade, qualidade de vida e segurança. Um modelo de regressão linear múltipla foi utilizado para avaliar os fatores preditores de resposta clínica. Resultados: foram incluídos 205 pacientes, dos quais 155 não tinham e 50 tinham experiência prévia com medicamentos biológicos. As taxas de persistência no tratamento foram maiores para pacientes sem experiência prévia em comparação aos experientes em seis meses de acompanhamento, mas não em 12 meses. As taxas de persistência no tratamento foram 71,5% em pa-cientes sem experiência prévia e 70% em pacientes com experiência prévia em 12 meses. Todos os desfechos clínicos avaliados melhoraram em ambos os grupos de pacientes. Aos 12 meses, 63% dos pacientes sem experiência prévia e 52% dos pacientes com experiência prévia apresentaram melhora na qualidade de vida. Além disso, 48% dos pacientes sem experiência prévia e 42% dos pacientes com experiência prévia apresentaram melhora na funcionalidade. A do-ença axial melhorou em 67% dos pacientes sem experiência prévia e em 56% dos pacientes com experiência prévia. Um bom controle da doença articular periférica foi observado em 49% dos pacientes sem experiência prévia e em 44% dos pacientes com experiência prévia. Os principais fatores preditores de pior resposta clínica foram sexo feminino, uso de etanercepte ou infliximabe, bem como pior funcionalidade e qualidade de vida no início do estudo. Conclusão:a saúde dos pacientes melhorou após o início do tratamento com os medicamentos biológicos. Em geral, pacientes com experiência prévia com medicamentos biológicos apresentaram mais reações adversas e menor efetividade (AU)
Biblioteca responsável: BR26.1