Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Encuesta social y de seroprevalencia de sífilis y HIV en adolescentes escolarizados en áreas vulnerables del Departamento Capital, Misiones, Argentina / Social and seroprevalence survey of syphilis and HIV in schooled adolescents in vulnerable areas of the Capital Departament, Misiones, Argentina

Malvasi, Graciela Noemí; Deschutter, Enrique Jorge; Viudes, Sergio Gabriel; Ramos Rincón, José Manuel; Zacharzewski, Carolina Leslia.
Acta bioquím. clín. latinoam ; 56(2): 161-170, abr. 2022. graf
Artigo em Espanhol | LILACS, BINACIS | ID: biblio-1402953
Resumo Foi realizado um estudo descritivo observacional transversal nos municípios de Posadas e Garupá com o objetivo de descrever a situação social, o conhecimento sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a prevalência da infecção pelo Treponema pallidum e pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) em adolescentes matriculados em áreas vulneráveis do Departamento Capital de Misiones (Argentina). Foram realizadas 1.336 inquéritos e 347 testes sorológicos em adolescentes de 19 escolas de ensino fundamental e médio, sendo 64% (857) de Posadas e 36% (479) de Garupá. A mediana de idade foi de 13 anos. As respostas afirmativas sobre as informações prestadas em saúde reprodutiva foram em Posadas 73% e em Garupá 49%; a área de informação mais citada foi as escolas (Posadas 92% e Garupá 76%). A maioria respondeu que seu grupo de amigos consumia bebidas alcoólicas (Posadas 64% e Garupá 52%) e, com menor frequência, drogas (Posadas 21% e Garupá 17%). As respostas corretas sobre o conhecimento de ISTs foram superiores a 82%. Mais de 80% residiam em casas materiais com banheiros instalados e 9% em condições de superlotação. Adolescentes escolares com infecção pelo HIV não foram identificados, mas foi identificado um caso com infecção por T. pallidum (prevalência: 0,29%; intervalo de confiança de 95%: 0,05-1,62%). O estudo mostrou prevalência muito baixa de infecção por T. pallidum e prevalência zero para HIV em adolescentes escolares residentes em áreas de vulnerabilidade social. A constituição familiar e a escolaridade podem ser fatores protetores para essas infecções.
Biblioteca responsável: AR144.1
Localização: AR 144.1; 57, 9