Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Continuidade da gestão clínica entre níveis assistenciais: experiências dos usuários de uma rede municipal de saúde / Continuity of care between care levels: experiences of users in a municipal health network / Continuidad de la atención entre niveles asistenciales: experiencias de usuarios de una red municipal de salud

Guerra, Sofia; Martelli, Petrônio José de Lima; Dubeux, Luciana Santos; Marques, Pedro Henrique Bandeira de Oliveira; Samico, Isabella Chagas.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 38(9): e00047122, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1404040
Este estudo analisa as experiências dos usuários sobre a continuidade da gestão clínica entre níveis assistenciais. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, que utiliza dados de um inquérito realizado com 407 usuários de uma rede pública de saúde de Recife, Pernambuco, Brasil, nos anos de 2017 e 2018. As experiências sobre a continuidade da gestão clínica foram exploradas a partir de duas dimensões: coerência da atenção e acessibilidade entre níveis assistenciais. Os usuários apresentaram opiniões mais positivas sobre a coerência da atenção que sobre a acessibilidade. Quanto à coerência da atenção, a maioria dos usuários referiu que os médicos da atenção primária e da especializada concordam entre si quanto a diagnóstico, tratamento e recomendações, e que o médico da atenção primária encaminha ao especialista quando necessário. Apenas 43% dos usuários relataram existir colaboração entre os médicos para resolução dos seus problemas de saúde. Quanto à acessibilidade, a maioria dos usuários (77,2%) referiu um longo tempo de espera para a consulta com o especialista e menos da metade (48,9%) referiu demora para atendimento na atenção primária. Os resultados deste estudo coincidem com outras investigações e evidenciam a necessidade de fomentar estratégias para alcançar uma integração efetiva das redes assistenciais e assim conferir ao usuário uma maior continuidade dos cuidados em saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1