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Validação do jogo educativo positivamente para prevenção do abuso de drogas por adolescentes escolares / Validación positiva del juego educativo positivamente para prevenir el abuso de drogas por adolescentes escolares / Validation of the educational game positivamente for the prevention of drug abuse by school adolescents

Freitas, Jadna Mony Gregório; Sampaio, Kamille Ribeiro; Martins, Alissan Karine de Lima.
Ciênc. cuid. saúde ; 21: e58992, 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1404233
RESUMO Objetivo: realizar a validação de aparência e conteúdo da tecnologia educacional - jogo de tabuleiro PositivaMente para a prevenção do abuso de drogas por adolescentes escolares. Método: estudo metodológico de validação de instrumento com amostra de nove juízes com experiência com o tema e método. A seleção e recrutamento foram feitos por meio do Currículo Lattes, bem como de artigos publicados na área e técnica de "bola de neve". A coleta se deu em dois ciclos, entre agosto e novembro de 2018, por meio de questionário em formato eletrônico. Para validação dos itens utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Os aspectos com concordância menor que 0,8 foram alterados, conforme análise das sugestões dos juízes. Resultados: Os juízes foram de expertises diversas, como educação, saúde do adolescente, saúde mental e drogas e design de jogos digitais. O IVC foi de 0,82 no primeiro ciclo. Após as modificações no jogo, no segundo ciclo, o IVC foi 0,99. Considerações finais: o jogo PositivaMente é uma tecnologia educacional validada por juízes a ser utilizada como alternativa aos métodos tradicionais de prevenção ao abuso de drogas pelos adolescentes.
Biblioteca responsável: BR513.1