Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ocorrência de delirium em pacientes críticos em unidade intensiva / Ocurrencia de delirium en pacientes críticos en unidad intensiva / Occurrence of delirium in critical patients in intensive care units

Benzamat, Lyana Reis de Moura; Camerini, Flavia Giron; Santo, Tiago Braga do Espírito; Fassarella, Cíntia Silva; Franco, Andrezza Serpa; Henrique, Danielle de Mendonça.
Ciênc. cuid. saúde ; 21: e61561, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1404234
RESUMO

Objetivo:

descrever a ocorrência de delirium em pacientes críticos após aplicação de instrumento de rastreio.

Método:

estudo transversal, com amostra por conveniência, para o levantamento da frequência de delirium em pacientes críticos. Na primeira parte do estudo, realizou-se uma observação in locu para o diagnóstico de delirium; em seguida, fez-se uma pesquisa em prontuário para o levantamento de dados epidemiológicos. Os dados foram coletados de agosto a outubro de 2018.

Resultados:

18 pacientes atenderam aos critérios de inclusão e 7(38,9%) foram diagnosticados pelo instrumento de rastreio para delirium. Dentre os pacientes com diagnóstico de delirium, todos possuíam tempo de internação superior a 7 dias. Destaca-se que 3 (42.9%) pacientes fizeram uso de contenção mecânica e 2 (28, 57%) fizeram uso de contenção física. Ocorreu um evento adverso entre os pacientes acometidos pela síndrome, durante o período de observação.

Conclusão:

evidenciou-seuma taxa de ocorrênciade 38,8% de delirium em pacientes críticos. Esse dado aponta o delirium como um desafio na assistência a pacientes de alta complexidade. Destaca-se a subnotificação como um obstáculo importante para o manejo e prevenção adequados.
Biblioteca responsável: BR513.1