Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ações de educação em saúde na estratégia saúde da família na perspectiva dos profissionais / Acciones de educación en salud en la estrategia salud de la familia desde la perspectiva de los profesionales / Health education actions in the family health strategy from the perspective of professionals

Travagim, Marcela Fernandes; Pini, Jéssica Dos Santos; Labegalini, Célia Maria Gomes; Spigolon, Dandara Novakowski; Travagim, Gabrieli Fernandes.
Ciênc. cuid. saúde ; 21: e61606, 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1404237
RESUMO Objetivo: identificar as ações de educação em saúde realizadas por equipes da Estratégia Saúde da Família, na perspectiva dos profissionais. Método: pesquisa qualitativa e exploratória, com equipes de uma Unidade Básica de Saúde do noroeste do Paraná. Participaram 20 profissionais da Estratégia Saúde da Família. A coleta de dados aconteceu em abril e maio de 2021, por meio de entrevistas individuais, submetidas a Análise de Conteúdo de Bardin. Todos os preceitos éticos foram respeitados. Resultados: dentre os participantes, predominaram mulheres (90%), entre 41 a 50 anos (55%), agentes comunitários de saúde (60%) e tempo de atuação profissional de 6 a 10 anos (65%). Os profissionais afirmaram que as práticas educativas são voltadas ao indivíduo e a coletividade. As que se destinam ao indivíduo ocorrem na unidade e nas visitas domiciliares, para atender suas necessidades e aspectos clínicos, verbalizados ou observados pelo profissional; já as dirigidas ao coletivo enfocam as demandas dos programas e políticas públicas. Os participantes preferem as ações individuais em vez das coletivas. Considerações finais: as ações de educação em saúde integram o processo de trabalho da unidade, seguem estratégias pedagógicas tradicionais, são realizadas em diversos momentos da assistência e buscam atender as demandas individuais e da população.
Biblioteca responsável: BR513.1