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Estudo de intervenção com escolares utilizando jogo de cartas "o enigma da pirâmide'' sobre alimentação saudável / Intervention study with schoolchildren using the card game "the pyramid enigma" about healthy eating / Estudio de intervención con escolares mediante el juego de cartas "el enigma de la pirámide" sobre alimentación saludable

Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro de; Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de; Ramos, Vânia Pinheiro; Vasconcelos, Ana Lucia Ribeiro de; Raposo, Maria Cristina Falcão; Moura, Jefferson Wildes da Silva; Oliveira, Raimundo Valmir de.
Cogitare Enferm. (Online) ; 27: e81354, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1404377
RESUMO Objetivo: avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável promovido pela tecnologia educacional. Método estudo de avaliação de desempenho, do tipo quase-experimental (desenho pré/pós- teste). Participaram 204 alunos, com idade entre nove e 10 anos, de três escolas públicas, de Recife-PE-Brasil, em setembro de 2018. Observou-se o ganho de conhecimento pelo seguinte processo: diminuindo da Pontuação Média Observada após a intervenção (PMO-2) a Pontuação Média Observada antes da intervenção (PMO-1); dividindo-se o número obtido pela PMO-1 e em seguida multiplicando o resultado obtido por 100. Resultados antes da intervenção 16/204 alunos (7,8%) obtiveram pontuação ≥ 7. Depois da intervenção, 160/204 alunos (78,4%) alcançaram essa pontuação. A proporção de alunos que pontuou ≤ 5 passou de 49/204 (24%) para 1/204 (0,5%). Quatro alunos mantiveram a pontuação inicial. O ganho médio de conhecimento após uma única jogada foi de 38,5%. Conclusão estes resultados comprovaram a efetividade do jogo, e seu emprego promoveu a socialização entre os alunos.
Biblioteca responsável: BR501.1