Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impact of surgery on ambulatory status in patients with symptomatic neoplastic spinal cord compression in southern brazil / Impacto da cirurgia sobre a capacidade de ambulatória em pacientes com compressão neoplásica sintomática da medula espinalno sul do brasil / Impacto de la cirugía en la capacidad de ambulación en pacientes con compresión medular neoplásica sintomática en el sur de brasil

Silva, Guilherme Gago da; Britz, João Pedro Einsfeld; Martins, Otávio Garcia; Ferreira, Nelson Pires; Ferreira, Marcelo Paglioli; Worm, Paulo Valdeci.
Coluna/Columna ; 21(3): e263573, 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1404392
RESUMO: Introdução: A compressão medular é uma complicação comum de metástases da coluna vertebral e de mieloma múltiplo. Cerca de 30% dos pacientes com câncer desenvolvem metástases sintomáticas na coluna no decorrer da doença. O diagnóstico imediato e o tratamento cirúrgico dessas lesões, embora paliativos, em geral reduzema morbidade e melhoram a qualidade de vidaao ampliar a capacidade de deambular. Desenho do estudo: Revisão retrospectiva de prontuários médicos. Objetivo: Avaliar a recuperação funcional pós-operatória e o perfil epidemiológico da compressão medular neoplásica em dois centros de neurocirurgia do sul do Brasil. Métodos: Analisamos retrospectivamente os dados de todos os pacientes submetidos à cirurgia paliativa de lesão neoplásica sintomática da coluna decorrente decâncer metastático, em dois centros neurocirúrgicos entre janeiro de 2003 e julho de 2021. Foram analisadas as variáveis idade, sexo, estado neurológico, tipo histológico, segmento acometido, complicações e tempo de internação. Resultados: Foram incluídos 82 pacientes no estudo. As lesões ocorreram na coluna torácica em 60 casos. À internação, 95% dos pacientes apresentavam déficits neurológicos, sendoa maioria classificada como Frankel C (37%). Na análise histopatológica, o câncer de mama foi o sítio primário mais comum. Depois da cirurgia, 46 pacientes (56%) tiveram o estado neurológico reclassificado pela escala de Frankel. Entre eles, 22 (47%) recuperaram a capacidade de deambular. Conclusões: O tratamento cirúrgico da compressão medular metastática melhorou o estado neurológico e a capacidade de deambulação em nossa amostra. Nível de evidência II; Estudo retrospectivo.

Assuntos

Humanos Ortopedia
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3