Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A Six-Minute Walk Test: Oxygen Uptake and Distance Predicted / Prueba de Caminata de Seis Minutos: Consumo de Oxígeno y Distancia Predicha

Vásquez-Gómez, Jaime; Faundez-Casanova, Cesar; Souza de Carvalho, Ricardo; Chaverri, Diego; Castillo-Retamal, Marcelo.
MHSalud ; 19(2)dic. 2022.
Artigo em Inglês | LILACS, SaludCR | ID: biblio-1405526
Resumo Antecedentes O consumo máximo de oxigênio é um indicador de aptidão cardiorrespiratória.

Objetivo:

O objetivo é relacionar e comparar a V̇O2 máx. como variável dependente com a distância estimada no teste de caminhada de seis minutos (TC6M) como uma variável independente em estudantes universitários, ao mesmo tempo, relacionar a distância (dependente) com variáveis demográficas e antropométricas (independente).

Metodologia:

Estudo quantitativo, não-experimental, transversal, descritivo-correlativo, no qual participaram 110 estudantes universitários. Antropometria básica e sinais vitais foram medidos, e um método direto de V̇O2 máx. (teste Bruce) foi aplicado na esteira, então a distância coberta em TC6M foi estimada com duas equações disponíveis na literatura. Diferenças entre homens e mulheres nos testes aplicados, correlação entre distâncias estimadas com V̇O2 máx. e variáveis antropométricas, e medidas repetidas teste ANOVA entre V̇O2 máx. e distâncias estimadas foram usadas com SPSS v.22 (p<0,05).

Resultados:

Foram encontradas correlações significativas entre V̇O2 máx. e distâncias estimadas (p<0,05) na amostra, em homens e mulheres, e em alguns casos a distância correlacionada com sexo, idade, peso, altura e IMC (p<0,05). Entretanto, houve diferenças entre V̇O2 máx. e distâncias estimadas em TC6M (p<0,001).

Conclusões:

O método direto de V̇O2 máx. é diferente das equações de previsão de distância, embora elas tenham relações significativas.
Biblioteca responsável: CR1.1