Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desired versus actual delivery route: nursing students' perception about their type of delivery / El parto deseado comparado con el parto real: la percepción de los estudiantes de enfermería sobre su tipo de parto / Parto almejado versus realizado: percepção de acadêmicas de enfermagem acerca do seu tipo de parto

Pereira, Camila da Silva; Soares, Jéssica Lima; Bráulio, Thaís Isidório Cruz; Damasceno, Simone Soares; Oliveira, Dayanne Rakelly de; Cruz, Rachel de Sá Barreto Luna Callou.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20220217, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1406751
RESUMO

Objetivo:

Identificar a percepção de mães acadêmicas de enfermagem quanto ao tipo de parto almejado em relação ao realizado.

Método:

Pesquisa qualitativa, apoiada nos pressupostos da Humanização da Assistência Obstétrica, desenvolvida de forma remota com 16 acadêmicas de enfermagem, que vivenciaram o processo de parturição. Procedeu-se a coleta por meio de grupo focal online pelo programa Google Meet, guiado por roteiro semiestruturado. Os discursos foram analisados com base na técnica de Análise Temática de Conteúdo.

Resultados:

Identificou-se discrepância insatisfatória entre a preferência da mãe e a realização, predominando-se o desejo pela via vaginal em virtude dos conhecimentos acadêmicos acerca dos benefícios. No entanto, a cesariana se sobressaiu enquanto procedimento realizado em razão de eventuais complicações, medos, situação financeira da parturiente e controle da escolha pelo profissional de saúde.

Conclusão:

A percepção indica discordâncias marcantes, com a presença de complicações, medo, ausência de autonomia e predominância de um modelo assistencial hegemônico, reforçando a necessidade de ampliação e aplicação da Humanização da Assistência Obstétrica, como condição primária para um adequado acompanhamento.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1