Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Preventive Measures For pressure injuries: structure of social representations of nursing teams / Medidas preventivas para las lesiones por presión: estructura de las representaciones sociales del equipo de enfermeira / Medidas preventivas à lesão por pressão: estrutura das representações sociais da equipe de enfermagem

Almeida, Rosa Maria Ferreira de; Tura, Luiz Fernando Rangel; Silva, Rafael Celestino da.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20220012, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1406756
RESUMO

Objetivo:

Analisar a estrutura das representações sociais sobre as medidas preventivas à lesão por pressão da equipe de enfermagem.

Método:

Pesquisa qualitativa, pautada na abordagem estrutural das Representações Sociais. Foi realizada com 103 profissionais de enfermagem de um hospital especializado utilizando-se a Técnica de Associação Livre de Palavras. Os dados foram submetidos à análise prototípica, e empregou-se duas técnicas de análise da centralidade, de similitude e da dupla negação.

Resultados:

As evocações "cuidado" e "decúbito" compuseram o núcleo central da representação, que se estruturou com base na dimensão imagética da mudança do decúbito, a partir da qual ocorre uma hierarquização das medidas preventivas. O termo "cuidado" remeteu à dimensão normativa da representação como uma responsabilidade da enfermagem, e à dimensão prática, pelas ações preventivas com o emprego de tecnologias. Conclusão As dimensões da imagem, normativa e da prática integram a estrutura da representação e orientam a adesão às medidas preventivas.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1