Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avoidable deaths in the first 24 hours of life: health care reflexes / Muertes evitables en las primeras 24 horas de vida: reflejos asistenciales / Mortes evitáveis nas primeiras 24 horas de vida: reflexos da assistência à saúde

Silva, Aline Beatriz dos Santos; Araújo, Ana Catarina de Melo; Frias, Paulo Germano de; Vilela, Mirella Bezerra Rodrigues; Bonfim, Cristine Vieira do.
Rev. bras. enferm ; 75(1): e20220027, 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1407408
RESUMO Objetivos: analisar os riscos de mortes nas primeiras 24 horas de vida e suas causas evitáveis. Métodos: estudo transversal realizado em Pernambuco, Nordeste do Brasil, entre 2000-2019, com dados de mortalidade e nascidos vivos. Analisou-se a evitabilidade pela Lista Brasileira de Causas de Mortes Evitáveis por Intervenções do Sistema Único de Saúde. Para as análises estatísticas, utilizou-se o teste de Qui-quadrado de Pearson e os riscos relativo e atribuível. Resultados: registraram-se 13.601 óbitos, sendo 10.497 (77,19%) por causas evitáveis. Do total, 5.513 (40,53%) eram reduzíveis por adequada atenção à mulher na gestação. Quanto menor a idade gestacional, o peso ao nascer e a escolaridade, maior o risco relativo e atribuível ao óbito nas primeiras 24 horas de vida. Conclusões: a maior parte dos óbitos foram considerados evitáveis e com elevados riscos relativo e atribuível. Esses óbitos precoces sugerem falhas assistenciais e a necessidade de reforçar as medidas de prevenção e tratamento.
Biblioteca responsável: BR1.1