Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenções em saúde do trabalhador - contexto, desafios e possibilidades de desenvolvimento: uma revisão de escopo / Occupational health interventions - context, challenges and possibilities for development: a scoping review

Hurtado, Sandra Lorena Beltran; Silva-Macaia, Amanda Aparecida; Vilela, Rodolfo Andrade Gouveia; Querol, Marco Antonio Pereira; Lopes, Manoela Gomes Reis; Bezerra, Jairon Leite Chaves.
Rev. bras. saúde ocup ; 47: e15, 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1407732
Resumo

Objetivo:

analisar a estrutura, o funcionamento das intervenções para prevenção de agravos e a promoção da saúde do trabalhador no Brasil, segundo os critérios de sistematicidade, agência transformativa e transformação.

Métodos:

foi realizada uma revisão de escopo de estudos empíricos publicados entre 2010 e 2019. Para avaliar e interpretar os achados e discutir suas possibilidades e tendências de desenvolvimento, utilizaram-se os três critérios mencionados.

Resultados:

foram incluídos 147 estudos; observou-se que o objeto da intervenção é mais comum em elementos isolados do sistema de atividade produtiva do que sobre o conjunto completo; a agência transformativa dos atores envolvidos é pouco estimulada; a transformação efetiva das condições que deram origem às intervenções aparece com mais frequência nas situações em que se pretendia mudar apenas aspectos proximais aos agravos de saúde.

Conclusão:

embora parte dos estudos reporte mudanças implementadas, a maioria deles não refere intervenções sobre os determinantes de saúde e não envolve os trabalhadores como protagonistas das mudanças. Os achados permitiram discutir possibilidades de desenvolvimento e desafios para intervenções.
Biblioteca responsável: BR71.1