Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil Lipídico como factor de riesgo de Preeclampsia en mujeres embarazadas / Lipid profile as a risk factor for preeclampsia in pregnant women / rfil lipídico como fator de risco para pré-eclâmpsia em gestantes

Toledo Bravo, Lidia; Román Collazo, Carlos Alberto.
Vive (El Alto) ; 5(14): 495-506, 2022. tab, ilus
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-1410366
A pré-eclâmpsia é uma complicação da gravidez, cuja prevalência é estimada entre 4 e 7% das gestações em todo o mundo. No Equador, as doenças hipertensivas foram responsáveis por 20,6% da mortalidade materna (2017-2018). Daí a importância dos estudos de seu diagnóstico oportuno.

OBJETIVO:

associar o perfil lipídico como fator de risco para pré-eclâmpsia em gestantes que freqüentaram o Hospital Sagrado Corazón de Jesús, durante os anos de 2020-2021.

MATERIAIS E MÉTODOS:

o tipo de projeto de pesquisa utilizado em uma população de 300 mulheres grávidas foi não-experimental, documentário, coorte, observacional, correlacional e quantitativo. O teste Qui-quadrado foi utilizado para analisar diferenças significativas entre as variáveis categóricas. O teste Mann-Whitney U foi usado para calcular a relação entre a pré-eclâmpsia ou não durante a gravidez e as variáveis que compõem o perfil lipídico.

RESULTADOS:

a pré-eclâmpsia foi encontrada em 35,33% da população do estudo. Nas variáveis analisadas como parte do perfil lipídico, usando a técnica Mann-Whitney U, foi obtido um valor p inferior a 0,5, como segue para triglicerídeos <,001; para colesterol HDL 0,421; para colesterol LDL 0,003; e para colesterol total <,001. Resultados semelhantes são descritos em análises comparativas com outros estudos, mas nem todas as médias comparativas estão de acordo.

CONCLUSÕES:

ha uma diferença estatisticamente significativa no perfil lipídico das mulheres com pré-eclâmpsia em comparação com o perfil lipídico das mulheres sem pré-eclâmpsia
Biblioteca responsável: BO138.1