Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Programa Mais Médicos e a medicina científica na perspectiva de Luc Boltanski / Programa Mais Médicos and the scientific medicine, Luc Boltanski's perspective / Programa Mais Médicos y la medicina científica desde el punto de vista de Luc Boltanski

Moraes, Priscila Lube; Santos Neto, Edson Theodoro dos; Emerich, Tatiana Breder; Oliveira, Adauto Emmerich.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 17(44): 3287, 20220304.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1410990

Introdução:

A implementação do Programa Mais Médicos propiciou uma resposta favorável na redução da desigualdade de acesso à saúde no Brasil.

Objetivo:

O estudo visou compreender a implantação do Programa Mais Médicos em dois cenários distintos no estado do Espírito Santo demarcados pela situação de extrema pobreza.

Métodos:

Foram realizadas 23 entrevistas com gestores que atuaram no período de 2013 até o fim de 2016. A técnica de análise de conteúdo foi empregada após a transcrição na íntegra.

Resultados:

Emergiram quatro categorias do material empírico e os resultados reiteraram a possibilidade de acesso aos serviços médicos com a permanência do profissional nas comunidades.

Conclusões:

Demonstrou-se a necessidade de políticas de recursos humanos, reforçando que a proximidade do vínculo profissional-comunidade possibilita melhor comunicação, conforme abordado por Luc Boltanski, além de a interação sociocultural reforçar o debate sobre a formação médica brasileira.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1