Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Protocolo e instrumentos do processo de enfermagem para a pessoa com fístula arteriovenosa em maturação / Protocol and instruments of the nursing process for people with maturing arteriovenous fistula

Correia, Bianca Rafaela.
Rio de Janeiro; s.n; 2021. 171 p. ilus.
Tese em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1413006

Introdução:

A hemodiálise representa a principal modalidade de tratamento da Doença Renal Crônica em estágio terminal, sendo necessário para sua realização o estabelecimento de um acesso vascular. Nesse contexto, a fístula arteriovenosa representa o acesso ideal por representar menores complicações quando comparada a outros tipos de acessos, sendo o acompanhamento do processo de maturação pelo enfermeiro fundamental para sua sobrevida, destacando-se a construção de protocolos e instrumentos para um melhor acompanhamento da maturação, devendo estes serem orientados pelo processo de enfermagem.

Objetivo:

Descrever o processo de elaboração de um protocolo e instrumentos de enfermagem para o acompanhamento à pessoa com fístula arteriovenosa em maturação.

Método:

Estudo metodológico descritivo de métodos e de síntese de evidências sobre avaliação e acompanhamento do paciente na fase de maturação da fístula arteriovenosa, sendo conduzido em duas fases 1) revisão das evidências de pesquisa sobre a avaliação da maturação da fístula por meio de uma revisão de escopo; 2) desenvolvimento de um protocolo e instrumentos para aplicação do processo de enfermagem utilizando as taxonomias de enfermagem NANDA-I, NIC e NOC e referencial teórico de Orem. Após a elaboração, o protocolo e instrumentos propostos foram apresentados e submetidos à avaliação-piloto em um serviço de Nefrologia.

Resultados:

A busca literária resultou em um corpus final de 38 publicações, e obteve-se como achados que o período de avaliação clínica deve ocorrer idealmente dentro de quatro a seis semanas do pós- operatório, com utilização das técnicas de anamnese e Exame Físico, sendo necessários identificar diversos elementos clínicos. Foram propostos um protocolo de enfermagem, um fluxograma de apoio à tomada de decisão do enfermeiro, e instrumentos para coleta de história do paciente, planejamento do cuidado de enfermagem e reavaliação contínua do paciente com fístula em fase de maturação. O teste piloto realizado contribuiu para tornar as tecnologias propostas mais adequadas quanto à clareza e simplicidade sendo considerados o protocolo e instrumentos apresentados válidos, com sugestão de modificações apenas no instrumento de planejamento de cuidados de enfermagem.

Conclusão:

O estudo permitiu construir tecnologias inovadoras no acompanhamento do paciente em período de maturação da FAV, constituindo meios de acompanhar o paciente de forma sistematizada, de forma a facilitar o planejamento das ações de enfermagem e envolvimento do paciente. Por fim, espera-se que os protótipos produzidos permitam ao enfermeiro colocar em prática as suas competências no cuidado à pessoa com fístula arteriovenosa em maturação, com expectativa de um trabalho futuro de validação dos instrumentais junto a especialistas e futuros usuários.
Biblioteca responsável: BR442.1
Localização: BR442.1; T852 EEAN