Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Significados da vacina coronavírus 19: reflexões de enfermeiros que atuam na atenção primária à saúde / Meanings of the vaccine coronavirus 19: reflections of nurses working in primary health care / Significados de la vacuna contra coronavirus 19: reflexiones de enfermeras que trabajan en atención primaria de salud

Souza, Jeane Barros de; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Vendruscolo, Carine; Zenevicz, Leoni Terezinha; Durand, Michelle Kuntz; Funai, Anderson.
Enferm. foco (Brasília) ; 13: 1-8, dez. 2022. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1413468

Objetivo:

Compreender os significados da vacina contra Coronavírus 19 para enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde.

Métodos:

Estudo qualitativo, tipo ação participante, fundamentado nos pressupostos de Paulo Freire. Em fevereiro de 2021 realizaram-se dois Círculos de Cultura virtual, com a participação de 11 enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde, residentes em Santa Catarina, Brasil. Para tanto, realizou-se a analogia entre as fases do Itinerário de Pesquisa Freireano com a aplicação da vacina.

Resultados:

Emergiram dois temas geradores para a discussão tempo de esperança e desafios da vacinação. No primeiro tema destacou-se a confiança, a alegria, a motivação para o trabalho e valorização da profissão. No segundo refletiram sobre os desafios de ampliar a prevenção da doença com imunização da sociedade, divulgação de medidas sanitárias e conscientização da população, dificuldade de permanecer no isolamento social, aumento da contaminação e novos casos.

Conclusão:

Os enfermeiros apontaram a imunização como uma possibilidade concreta contra a doença Coronavírus 19 e se torna mais potente, se associada ao uso de máscaras e distanciamento social. A vacinação é um caminho real para o término da conjuntura pandêmica, a qual evidenciou o protagonismo da enfermagem no enfrentamento a Coronavírus 19. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2