Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Condição de trabalho e renda como fatores que influenciam na qualidade da alimentação do trabalhador / Working condition and income as factors that influence the quality of the worker's diet / Condición de trabajo y renta como factores que influyen en la calidad de la alimentación del trabajador

Justo, Taís; Pilatti, Patrícia; Trombim, Pietra; Longen, Willians Cassiano.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 26(3): 1437-1444, set-dez. 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1414676
A alimentação é uma necessidade básica do ser humano, bem como um direito fundamental garantido pela Constituição Federal. É através de uma alimentação adequada, entre outros determinantes que a saúde se constitui. Considerando o mundo do trabalho, é importante ter um olhar ampliado ao trabalhador e suas condições de trabalho no que tange sua promoção de saúde. O objetivo deste artigo é refletir sobre como as condições de trabalho e renda impactam no acesso a uma alimentação de qualidade ao trabalhador e sua família. Utilizou-se como metodologia uma revisão de literatura entre 2011 e 2021. Resultados e Discussão ressalta-se que embora haja a alternativa para o trabalhador formal acessar a alimentação dentro do local de trabalho, isso não garante que ele a realize com qualidade, uma vez que são vários fatores que impactam sobre esse processo. O trabalhador terceirizado e informal, além de não contar com esse recurso, conta com maior precarização das relações de trabalho.

Conclusão:

conclui-se que, em um contexto de desigualdade social e precarização das condições de trabalho é essencial pensar em ações junto a rede de atenção à saúde que possam garantir uma qualidade de vida no trabalho, bem como, dos direitos dos trabalhadores, incluindo uma alimentação adequada e saudável.
Biblioteca responsável: BR513.1