Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de suplementos nutricionais por crianças vivendo com HIV: revisão narrativa / Use of dietary supplements by children living with HIV: narrative review / Uso de suplementos dietéticos por niños que viven con el HIV: revisión narrativa

Costa, Andressa Silva; Costa, Ana Cristina Pereira de Jesus; Araújo, Márcio Flávio Moura de; Ferreira, Adriana Gomes Nogueira; Santos, Floriacy Stabnow; Santos Neto, Marcelino.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(1): 176-199, Jan-Abr. 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1414821

Introdução:

A suplementação nutricional em pessoas vivendo com HIV ainda é pouco difundida, sendo essencial o levantamento de evidências que apontem as terapêuticas mais eficientes para beneficiar a saúde desta população. Ao se tratar do público infantil, no qual a prevalência de carências nutricionais é elevada, o conhecimento acerca da suplementação nutricional é bastante profícuo.

Objetivo:

Analisar relatórios de pesquisa acerca dos efeitos do uso de suplementos nutricionais em crianças vivendo com HIV. Desenho do estudo e local Uma revisão narrativa realizada na Universidade Federal do Maranhão, em Imperatriz, município localizado no oeste do estado do Maranhão.

Método:

Foi realizada uma busca nos bancos de dados Cochrane, PubMed, Scopus, WHO/OMS e biblioteca digital de teses e dissertações da USP entre setembro de 2021 a janeiro de 2022.

Resultados:

Foram incluídas 26 produções, as quais demonstraram que o uso de múltiplos nutrientes reduziu o tempo de hospitalização em crianças admitidas com diarreia ou pneumonia, melhorando a morbidade, concentração de hemoglobina e ganho ponderal. A oferta de ferro foi considerada satisfatória no combate à progressão da doença, vitamina A melhorou o quadro de diarreia persistente e vitamina D a habilidade motora neuromuscular.

Conclusão:

Os estudos sobre suplementação nutricional e a relação dos nutrientes com os diversos aspectos de saúde das crianças vivendo com HIV tem avançado. Logo, é necessário alargar as pesquisas no tema em contextos distintos, a fim de incrementar e gerar novas evidências, colaborando para uma conduta mais assertiva dos profissionais de saúde e consequente melhora no prognóstico dessas crianças.
Biblioteca responsável: BR513.1