Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

"A vida como ela é" e o desenvolvimento de competências e autonomia na integração ensino-serviço-comunidade / "Life as it is" and the development of skills and autonomy in the teaching-service-community integration

Forte, Franklin Delano Soares; Sousa Nétto, Otacílio Batista de; Barros, Nelson Filice de; Pontes, Aída Albuquerque; Morais, Hannah Gil de Farias; Barbosa, Ailma de Souza; Freitas, Claudia Helena Soares de Morais.
Rev. ABENO ; 22(2): 1723, jan. 2022.
Artigo em Português | BBO | ID: biblio-1415259
A formação em Odontologia alinhada às demandas atuais de saúde tem sido uma agenda importante. O objetivo desta pesquisa foi compreender os aprendizados a partir dos estágios supervisionados na perspectiva do desenvolvimento de competências e autonomia, a partir da voz de estudantes de Odontologia. Utilizou-se pesquisa qualitativa, com dois gruposfocais, com 13 estudantes, de ambos os sexos,de um curso de Odontologia, de uma instituição federal de ensino noNordeste do Brasil. Procedeu-se à análise temática de conteúdo. Os Estágios Supervisionados da Saúde Coletiva atuam como oportunidades de ensino-aprendizagemavaliação, permitindo vivência nos serviços públicos de saúdelocais e territórios, sensibilizando o estudante para o cuidado integral e para a compreensão ampliada do processo saúde-doença. As vivências partemsempre da premissa de que o aprendizado está vinculado aos serviços de saúde e a um percurso construído coletivamente por todos. Portanto, a compreensão dos estudantes sobre a integração entre o ensino, o serviço e a comunidade, permitiram a articulação entre a teoria e a prática da Saúde Coletiva e o desenvolvimento de competências "socio-lógicas" implicadas aos contextos do trabalho em saúde. Com esse entendimento, os participantes reconheceram o princípio da educação pelo/com o trabalho e a importância de todos para troca e produção de conhecimentos e de saberes em saúde (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1