Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios da atenção às pessoas com diabetes mellitus na perspectiva dos gestores em saúde

Coqueiro, Jandesson Mendes; Oliveira, Adauto Emmerich; Figueiredo, Túlio Alberto Martins de.
Saúde Redes ; 8(3): 107-121, 20221231.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1415506

Objetivo:

analisar o discurso dos gestores sobre a gestão do trabalho em saúde no cuidado ao sujeito com diabetes mellitus e a interface com a mídia.

Métodos:

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com referencial teórico-metodológico da Análise Institucional, realizado com sete gestores de saúde da Região Metropolitana de Vitória (ES) na qual utilizou-se entrevista projetiva e diário de campo.

Resultados:

Foram identificados atravessamentos na gestão do trabalho em saúde no cuidado ao sujeito com diabetes mellitus, tais como falta de materiais e profissionais e fragilidades no planejamento das ações voltadas ao assunto. Além disso, a mídia, ao divulgar informações sobre inovações tecnológicas, configura-se como um empecilho nesse processo, pois geram uma demanda que os serviços de saúde não conseguem resolver.

Conclusões:

É necessária uma maior aproximação da mídia com os serviços de saúde, no sentido de fornecer informações que visam o fortalecimento das ações do Sistema Único de Saúde e do processo de gestão do trabalho em saúde no cuidado com o diabetes mellitus.
Biblioteca responsável: BR1973.9