Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A Psicologia no cuidado à criança no contexto da Atenção Primária à Saúde em Salvador-BA / Psychology in childcare in the context of Primary Health Care in Salvador-BA / Psicología en el cuidado del niño en el contexto de la Atención Primaria de Salud en Salvador-BA

Oliveira, Clara de; Bonfim, Camila Barreto; Martins, Daniela Maria Barreto; Bernardo, Kátia Jane Chaves.
Rev. Psicol., Divers. Saúde ; 11(1)jan. 2022. tab
Artigo em Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-1417657

INTRODUÇÃO:

O cuidado à saúde da criança passou por diferentes contextos sócio-políticos. Ainda que a implantação da Atenção Primária à Saúde (APS) tenha levado à ampliação da cobertura em saúde, muitos desafios são impostos para esse cuidado.

OBJETIVO:

Compreender o papel das psicólogas(os) na Atenção Primária à Saúde referente aos cuidados à criança em UBS/USF/NASF-AB na cidade de Salvador-BA.

MÉTODOS:

Este é um estudo qualitativo com 7 psicólogas(os) da APS. Inicialmente foi aplicado um questionário online para levantamento do perfil das(os) participantes e posteriormente realizada entrevistas semiestruturadas. Após a análise de conteúdo, os dados foram categorizados em Perfil das crianças atendidas e cuidadoras; perspectiva da psicologia e principais queixas; ações de cuidado à criança na unidade; o cuidado da criança em rede.

RESULTADOS:

A maioria das(os) psicólogas(os) é do sexo feminino, mãe, negra, possui experiência anterior no SUS. Já a maioria das crianças é negra e socioeconomicamente vulnerável. Os desafios impostos foram a invisibilidade da criança, a sobrecarga feminina como a principal cuidadora e a pandemia. As potencialidades se traduzem com a atuação na comunidade, o trabalho em rede e a relação com a equipe multidisciplinar.

CONCLUSÃO:

Os desafios na APS perpassam pelas relações entre os sujeitos e o contexto político. A pesquisa mostrou a importância de se pensar na práxis profissional da Psicologia relacionada ao cuidado à infância.
Biblioteca responsável: BR333.2