Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Luto antecipatório: implicações e percepções culturais / Anticipatory mourning: implications and cultural perceptions / El duelo anticipado: implicaciones y percepciones culturales

Cemin, Tania Maria; Einsfeld, Pâmela.
Artigo em Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-1417754

INTRODUÇÃO:

A elaboração de um luto antecipatório pode ser determinada por diferentes variáveis, sendo manifestada e vivenciada de forma única para cada indivíduo. Há fatores pessoais, sociais e culturais envolvidos no processo de elaboração de uma perda.

OBJETIVO:

Identificar possíveis implicações em um luto antecipatório, frente às diferentes percepções da morte.

MÉTODO:

Realizou-se um estudo qualitativo, de cunho exploratório e interpretativo. Como forma de ilustrar e discutir aspectos teóricos, selecionou-se recortes de cenas do filme Pronta para amar, os quais foram agrupados em categorias que envolvem o contexto em que a personagem estava inserida no período anterior ao adoecimento; manifestações apresentadas por ela durante a elaboração de sua morte; o processo de aceitação; e as diferentes percepções das pessoas do seu convívio acerca da aproximação da sua morte.

RESULTADOS:

A partir da estratégia de emparelhamento, relacionou-se as categorias propostas com aspectos teóricos, enfatizando possíveis implicações de um luto antecipatório, frente às percepções que se manifestam. Considera-se que a elaboração de um luto será efetivada, então, principalmente a partir das variáveis envolvidas no processo de morte, vínculo e características individuais do enlutado, não apresentando um padrão para sua resolução.

CONCLUSÃO:

Da mesma forma, o luto antecipatório é multideterminado, podendo apresentar benefícios ou não ao enlutado, a partir dos recursos que este dispõe.
Biblioteca responsável: BR333.2