Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Memórias dos movimentos iniciais para a atuação de enfermeiras obstétricas em um hospital de ensino / Memorias de los movimientos iniciales para la actuación de enfermeras obstétricas en un hospital escuela / Memories of the first movements for the operation of obstetric nurses in a teaching hospital

Mendes, Daiane Maria Dias; Jardim, Danubia Mariane Barbosa.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min ; 12: 4359, nov. 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1418006

Objetivo:

conhecer a história dos movimentos iniciais para a implantação e atuação da Enfermagem Obstétrica em um Hospital de Ensino,no município de Montes Claros.

Método:

estudo qualitativo fundamentado na História Oral Temática. Entrevistaram-se12 profissionais da saúde que vivenciaram a implantação da Enfermagem Obstétrica, sendoos dados submetidos à técnica de Análise Temática de Conteúdo.

Resultados:

ahistória da implementação e atuação de enfermeiras obstétricas em Montes Claros perpassa pelo Hospital Clemente de Farias com pioneirismo na inserção das profissionais na preceptoria dos estágios de maternidade e bloco obstétrico, com a inauguração do curso de Especialização para Enfermeiras Obstétricas e com a solidificação da assistência humanizada ao parto e nascimento nos diferentes cenários.

Conclusão:

aimplantação da atuação de enfermeiras obstétricas no município atende às políticas públicas de humanização do parto e nascimento,e a experiência de Montes Claros revela os caminhos necessários para o alcance desse

objetivo:

Biblioteca responsável: BR1259.1
Localização: BR 1259.1