Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conforto: contributo teórico para a enfermagem / Comfort: theoretical contribution to nursing / Confort: contribución teórica a la enfermería

Martins, Ana Gonçalves; Sousa, Patrícia Pontífice; Marques, Rita Margarida.
Cogitare Enferm. (Online) ; 27: e85214, 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1421300
RESUMO

Objetivo:

o objetivo do estudo é compreender de que forma a Teoria do Conforto de Kolcaba influenciou a investigação e a prática clínica em enfermagem através da evolução do conceito. Desenvolvimento trata-se de um estudo de natureza teórica, resultante da leitura, análise e reflexão de diferentes estudos obtidos por meio da revisão de literatura realizada em dezembro de 2021 em Lisboa, Portugal. A literatura evidencia a presença do construto integrante de várias taxonomias de enfermagem ao longo dos tempos, e mais recentemente, em várias teorias de enfermagem. Da análise conceitual, qualquer que seja a perspectiva teórica, reafirma-se tratar de um fenômeno de interesse, complexo e multifacetado.

Conclusão:

entende-se que esta reflexão permite compreender o fenômeno do conforto e a forma como este conceito tem vindo a ser estudado e clarificado, afirmando a sua importância para a qualidade dos cuidados em enfermagem.
Biblioteca responsável: BR501.1