Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Correr atrás do vento: o trabalho dos mototaxistas de Sobral, Ceará / Chasing the wind: the work of motorcycle taxi drivers from Sobral, Ceará / Perseguir el viento: el trabajo de los mototaxis de Sobral, Ceará

Pontes, Ismênia Ariel Magalhães Feijão; Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão; Silva, Nayana Rios Nunes da; Júlio, Natacha Oliveira; Aquino, Cássio Adriano Braz de; Carvalho, Renata Guimarães de.
Psicol. ciênc. prof ; 43: e246686, 2023.
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: biblio-1422401
A pesquisa teve como objetivo geral analisar a atividade e o ofício dos mototaxistas de Sobral, Ceará. O objetivo específico foi compreender a) a atividade exercida e o conceito de real da atividade; b) as prescrições; c) as regras informais; e d) as relações profissionais. A investigação adotou o referencial teórico da Clínica da Atividade, e participaram oito mototaxistas. Inspiradas no método da Instrução ao Sósia, foram realizadas e gravadas entrevistas semiestruturadas. Seu áudio foi transcrito e o conteúdo passou por análise construtivo-interpretativa. Os resultados mostraram que a atividade era regulamentada pela prefeitura e dependia da manutenção dos instrumentos utilizados. O expediente era organizado por uma regra do coletivo de trabalho relacionada ao horário de funcionamento de escolas e universidades. A busca por passageiros variava, sendo possível ficar em pontos fixos ou circular pela cidade. As condições ambientais demandavam cuidados como o uso de protetor solar e hidratação. A autonomia da profissão permitia organizar o próprio expediente e o ganho mensal. Entretanto, houve queixas relativas à falta de direitos previdenciários e ao fato de que a flexibilidade geraria uma sobrecarga de trabalho que poderia trazer prejuízos à saúde. Riscos foram identificados em acidentes de trânsito e violência urbana. Os relatos acerca das relações com os colegas mostraram um ambiente amistoso, e as relações com os passageiros eram definidas por cada situação, abrangendo desde interações objetivas até conversas pessoais.(AU)
Biblioteca responsável: BR1552.1
Localização: BR1.1