Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Eventos adversos após a vacina papilomavírus humano em adolescentes no estado de Minas Gerais / Eventos adversos después de la vacunación contra el virus del papiloma humano, en adolescentes en el estado de Minas Gerais / Adverse events following human papillomavirus vaccine in adolescents in the state of Minas Gerais

Luvisaro, Bianca Maria Oliveira; Silva, Thales Philipe Rodrigues; Felisbino-Mendes, Mariana Santos; Silva, Tércia Moreira Ribeiro da; Silva, Roberta Barros da; Lachtim, Sheila Aparecida Ferreira; Freitas, Giselle Lima de; Matozinhos, Fernanda Penido.
REME rev. min. enferm ; 26: e1477, abr.2022. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1422465
RESUMO

Objetivo:

investigar as notificações dos eventos adversos pós-vacinação papilomavírus humano no estado de Minas Gerais, de acordo com a localidade de notificação, a causalidade, a gravidade e a evolução dos casos.

Métodos:

estudo epidemiológico realizado com os dados de 2015-2019, notificados no Sistema de Informação de Vigilância de Eventos Adversos. Os dados foram analisados e apresentados em proporções, segundo as macrorregiões de saúde e os anos do estudo.

Resultados:

em 2015, foram notificados 26,41% eventos adversos, sendo o ano com maior notificação. Na análise das macrorregiões de saúde, Vale do Jequitinhonha apresentou a menor prevalência de registro (0,43%), e a Centro a maior prevalência de notificação (30,95%). Os eventos adversos locais mais prevalentes foram dor (56,48%) e edema (38,89%). Já quanto aos eventos sistêmicos, a cefaleia (29,69%) e a gastroenterite (29,69%) tiveram os maiores registros de casos. Os eventos classificados como adversos não graves (59,82%) foram os mais prevalentes, e quanto à causa, 35,94% deles foram atribuídos aos erros de imunização.

Conclusão:

este estudo reforça que os eventos adversos pós-vacina de HPV foram, em sua maioria, eventos não graves, demonstrando, portanto, a segurança da vacina HPV para o público adolescente, contribuindo para o aumento das taxas de cobertura vacinal.
Biblioteca responsável: BR21.2